Acho que as principais dúvidas e preocupações das mamães de primeira viagem são em relação a amamentação. Perguntas como essas assombram nossa cabeça:
– Será que vou ter leite?
– Será que meu leite vai ser suficiente?
– Será que meu bebê vai saber sugar?
– Será que meu leite vai ser forte o bastante?
– Será, será, será?
Bom, eu tinha muitas dúvidas também enquanto estava grávida e tudo ficou ainda mais complicado quando comecei a amamentar. Mas não desanime! Com persistência as coisas se ajeitam! Experiência própria!
O Murilinho sempre foi bem tranquilinho, desde o primeiro dia na Maternidade. Pouco chorava, sugou direitinho desde o começo e, embora mamasse pouquinho nas primeiras semanas, foi se ajustando com o passar do tempo. Assim que completou 1 mês, no entanto, ele passou 2 dias chorando muito, quase o tempo todo. Eu continuava dando de mamar do mesmo jeito que antes, ele continuava mamando certinho e o choro era quase constante. Falei com o médico e ele disse que devia ser fome. Eu resisti em acreditar, já que tinha bastante leite! Tinha tanto que chegou a empedrar! MAS, bastou eu completar a última mamada com 30 ml a mais de NAN e como mágica o choro sumiu! Era mesmo fome!!!
Fiquei arrasada! A sensação de saber que seu bebê está passando fome é horrível! E também é horrível descobrir que seu leite não está sendo suficiente. Eu não queria de jeito nenhum completar com leite artificial, pois sei que é um leite de qualidade muito inferior ao materno, tem mais açúcar e etc. Continuei completando por alguns dias e também pesquisando pra ver o que eu poderia fazer pra aumentar a produção de leite. No fim, o pessoal do grupo Amamentação com Desmame Natural me disse que era só parar de completar com NAN e oferecer o peito de novo depois de 10 ou 15 minutos ao fim da mamada que tudo daria certo.
Fiquei desconfiada, afinal, meu peito realmente secava ao final da última mamada e o Murilo continuava chorando! Resolvi experimentar e surpresa! FUNCIONOU!
O que acontece é que nosso corpo entende que precisa produzir mais leite quando o bebê volta a sugar e isso é suficiente pra satisfazê-lo! A Mãe Natureza é mesmo perfeita!
Passados mais alguns dias, ele não estava mais precisando dessa mamada ‘extra’, provavelmente porque meu corpo entendeu que precisava produzir mais leite pra última mamada e se ajustou sozinho :) \o/
O problema de complementar com leite artificial é que seu corpo se acostuma a produzir menos leite do que realmente precisa. Sendo assim, é possível que diminua a produção, já que a tendência da maioria das mães é passar a complementar sempre que ACHA que seu leite não está sendo suficiente. E quanto menos o bebê suga, menos leite seu corpo produz e mais vezes você precisa complementar. É um ciclo vicioso!
Além disso, o LA é um leite de qualidade inferior, que altera um pouco o funcionamento do intestino e introduz mais açúcar do que o necessário pra dieta dos pequenos. O ideal mesmo é que seu bebê fique apenas no peito até os 6 meses de idade. Confie! Seu corpo vai produzir a quantidade de leite necessária pra amamentar seu filho. São raríssimos os casos em que realmente é necessário introduzir o Leite Artificial.
Se você já utiliza Leite Artificial, faça a tentativa. Você vai ter que passar mais tempo amamentando no começo, enquanto seu corpo se readapta – mas vale a pena! É pela saúde do seu bebezinho! :)
Com o tempo, o bebê passa a ser mais eficiente ao sugar e o tempo de mamada vai diminuindo e espaçando um pouquinho – então eu procuro dedicar todo o tempo que for necessário para fazê-lo feliz, saudável e forte! É inevitável que em alguns momentos a gente se sinta meio presa e queira fazer outras coisas… mas provavelmente vou sentir muita falta desses momentos no futuro, melhor aproveitar!
Você gostou desse artigo?
Que tal financiar outros artigos de qualidade, como esse, doando qualquer quantia?